Humilhação dos Trabalhadores!
>> abril 25, 2009
Toda uma literatura económica explica doutamente:
Não há nada como espoliar uma pessoa de tudo, abandoná-la, legalmente despojada, humilhada, sem recursos, para esperar vê-la submetida, pronta a aceitar quaisquer condições de trabalho e de vida, por mais revoltantes que sejam.
«working poors» (pobres trabalhadores) – expressão inventada nos E.U.A. e diz bem o que quer dizer: não é anormal viver lá abaixo do limiar da pobreza mesmo trabalhando – portanto, sem figurar nas estatísticas do desemprego;
«workfare», ou seja, a «tarifa do trabalho», mas de um trabalho forçado.
Quem não trabalha é, ao fim de algum tempo, castigado, privado de ajuda social. Isto dirige-se aos desempregados, todos considerados responsáveis pelo seu estado.
A transferência de qualquer prestação social dependerá, para ser “merecida”, da aceitação do “beneficiário” de uma tarefa qualquer que lhe seja proposta – num tal contexto, imposta! – por um estado, um município, mas também pelo sector privado – e isso seja qual for o respectivo conteúdo, horários, localização do trabalho indicado, ou ainda a respectiva remuneração, se existir, uma vez que se trata de uma contrapartida dos magros abonos, de outra forma suprimidos.
0 comentários:
Enviar um comentário